Como criar missão, visão e valores para o terceiro setor
Debati muito comigo mesma sobre escrever ou não esse texto, já que se você colocar no Google “missão, visão, valores”, mil coisas aparecem. E mesmo se você fizer a mesma pesquisa com “ONG” no final, ainda tem vários resultados. Mas o movimento3 quer ser um recurso e um guia dentro do terceiro setor. E depois de semanas debatendo, percebi que meu papel é assimilar informações de diversos contextos e trazer para o movimento. Por isso achei que valia a pena sim fazer um texto que, apesar de ter um tema “batido”, contém as definições de forma simples e traz recursos e links pertinentes ao assunto.
Missão
É uma curta explicação do motivo pelo qual a organização existe. Uma missão bem definida é um mote para a organização e todas as pessoas que participam dela se guiarem. Ela orienta e delimita a atuação da organização, e decisões em relação a atividades, projetos e até colaboradores e parceiros vão se basear em qual é a sua missão.
Para criar uma missão, continue a seguinte frase: “Esta organização existe para…”.
Exemplos:
Doutores da Alegria: “Promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde”.
Teto: “Trabalhar com determinação nas comunidades precárias para superar a pobreza através da formação e ação conjunta dos moradores e moradoras, jovens voluntários e voluntárias e outros atores”.
Benfeitoria: “Inspirar uma nova cultura coletiva. #botarprafazer”.
Visão
A visão define o futuro que a organização quer ver para si ou para a sociedade. Mas não se perca na sua visão! Para funcionar, ela precisa ser clara e realista. A visão vai ser um incentivo para todos os envolvidos na organização trabalharem para alcançar um mesmo ponto de chegada.
Para criar uma visão, continue a seguinte frase: “Com o trabalho desta organização, queremos ver/ser…”
Exemplos:
Doutores da Alegria: “Tornar-se um centro cultural referência na arte do palhaço e nas artes cômicas em geral oferecendo acervo, publicações, cursos e produções artísticas que estimulem a reflexão e o diálogo crítico com diversos setores da sociedade”.
Teto: “Uma sociedade mais justa, igualitária, integrada e sem pobreza em que todas as pessoas possam exercer plenamente seus direitos e deveres e tenham oportunidades para desenvolver suas capacidades”.
Benfeitoria: “Ser reconhecida como a melhor plataforma de CF (crowdfunding) para o mundo”.
Valores
Os valores são os princípios básicos e não-negociáveis da organização. Também são chamados de princípios e são reconhecidos no comportamento de todos os colaboradores. O que você acredita determina como você se porta, como se mostra para o mundo e como toma decisões. O mesmo vale para as organizações.
Algo interessante sobre os valores é que, além de fazerem parte do planejamento estratégico e cultura da organização, eles também podem ser definidos um projeto, programa, atividade específica. E nem sempre o valores vão ser exatamente os mesmos da organização, já que cada ocasião pode pedir o foco em algumas características mais ligadas ao objetivo desses projetos de curto ou médio prazo.
Para definir seus valores, continue a seguinte frase: “As características (ou princípios) inerentes a cada pessoa na organização devem ser…”
Exemplos:
Doutores da Alegria: “Alegria, Delicadeza das relações, Confiança, Liberdade, Profissionalismo, Excelência artística”.
Teto: Solidariedade, Convicção, Diversidade, Otimismo, Excelência.
Benfeitoria: Cuidado, Criatividade, Colaboração, Diversidade, Sustentabilidade, Paixão, Realização.
E eu aprendi um exercício bem legal para definir os valores em grupo quando fui voluntária da Teto:
- Corte vários pedaços de papel com tamanho suficiente para uma palavra. Junte todas as pessoas relevantes para a sua organização e dê para cada pessoa 4 pedaços de papel e 1 caneta.
- Peça para cada uma definir individualmente 4 valores que considera essenciais para a organização/projeto.
- Quando todos tiverem concluído, junte pessoas em duplas. Usando os 4 valores de cada pessoa, cada dupla deve conversar e escolher os 4 valores que concordam serem os mais essenciais.
- Quando as duplas tiverem chegado a 4 valores, combine as duplas em grupos de 4 pessoas. Juntos, eles devem novamente separar 4 valores dentre os anteriores.
- Vá juntando os grupos até tornarem-se um grupo só, com todas as pessoas escolhendo os valores entre os anteriores. É provável que valores tenham se repetido de um grupo para outro. Quanto aos diferentes, todos os participantes/integrantes conversam até chegarem nos 4 valores finais que serão adotados como valores da organização/projeto.
Organizações não necessariamente precisam ter criado uma missão, uma visão e uma lista de valores antes de começarem a atuar, e muitas trabalham por muito tempo sem isso. Mas um planejamento estratégico que se inicia por essas definições costuma levar as organizações para um outro patamar de atuação, tornando-as mais eficientes, maduras e sustentáveis.
A sua organização tem missão, visão e valores? Compartilha com a gente nos comentários!
Se a sua organização ainda não possui missão, visão e valores bem definidos, vale a pena entrar em contato com as pessoas que estão mais ativas nela e começar o processo de definição desses conceitos tão importantes.
Vou deixar você com um resuminho pra quando quiser voltar pra esse texto e relembrar o que significa cada coisa.
Resumo
Missão: uma curta explicação de por que motivo a organização existe.
Visão: define o futuro que a organização quer ver para si ou para a sociedade.
Valores: os princípios básicos e não-negociáveis da organização.
Mais recursos sobre o tema
Elaborando Projetos — Como Definir Missão, Visão e Valor
Sebrae: Ferramenta — Missão, Visão, Valores
World Bank — A minha ONG está trazendo um impacto positivo?
Rafaella Küper Nóbrega, edição e revisão: rkupernobrega@gmail.com
Originalmente publicado no movimento3
Photo by Matt Noble on Unsplash