7 motivos não tão óbvios para ter voluntários na sua organização
Hoje eu quero tratar de um assunto que parece senso comum, mas acredito que explicitar conceitos quase que óbvios pode prevenir problemas de comunicação: por que organizações têm voluntários?
Organizações da sociedade civil não só usam bastante trabalho voluntário como muitas vezes são sustentadas por ele. Mas quando questionadas sobre as razões de se ter voluntários, as respostas mais comuns são “para economizar dinheiro” ou “não temos empregados suficientes para fazer tudo o que precisa ser feito”. Honestamente, essas respostas são tanto superficiais como potencialmente perigosas (podem levar a questionar porque sequer ter pessoal pago).
Eu juntei opiniões pessoais com informações de diferentes sites (listados abaixo) pra criar essa lista de razões para ter voluntários na sua organização:
- Quanto mais pessoas envolvidas com sua organização, maior o arcabouço de conhecimento, habilidades, e experiências a que você tem acesso. Isso também significa novas perspectivas, ideias, e abordagens para lhe ajudar a desenvolver seus serviços e processos.
- Ainda sobre quantidade, quanto mais pessoas, maior sua capacidade de alcançar e ajudar seus beneficiários. Com braços maiores, sua organização pode abraçar mais gente.
- E esse abraço vai além do seu público-alvo. O trabalho voluntário promove “inclusão social, aprimoramento de habilidades e possível encaminhamento para emprego”¹, o que significa que ao oferecer oportunidades de voluntariado você está fortalecendo indivíduos e potencialmente comunidades.
- Voluntários tem uma experiência prática e direta com a organização, o que faz deles seus melhores embaixadores. Eles ajudam a espalhar informações sobre sua causa e sobre seu trabalho, e também aumentam sua visibilidade ao ativarem suas próprias redes.
- Além disso, voluntários também podem lutar pela sua causa frente ao governo ou na mídia sem o questionamento de motivações financeiras implícitas.
- Mais um motivo (e esse eu nunca tinha percebido): ter pessoas interessadas em serem voluntárias para a sua organização significa que seu trabalho é percebido como válido e importante — o que é uma ótima forma de saber que você está no caminho certo.
- Por fim, voluntários tem o potencial de se tornar doadores e empregados.
Apesar de ser verdade que ter voluntários reduz o custo operacional, as razões são muito mais profundas. Elas são interligadas à própria razão de existir da organização, uma vez que voluntários são um caminho para a melhoria tanto da própria organização como da comunidade em que está inserida.
Sources:
- Service Leader
- ¹Knowhow Nonprofit
Revisão por Rafaella Küper Nóbrega, tradutora, revisora e editora, rkupernobrega@gmail.com
VAMOS CONTINUAR ESSA CONVERSA?
Os comentários estão abertos e esperando por você.